Como montar seu Outfit I - O Básico

Montar um outfit Boystyle requer basicamente os mesmos cuidados que um outfit Lolita. Preze pela harmonia, delicadeza e elegância.
Cuidado ao usar estampas e acessórios para manter um equilíbrio e não correr o risco de uma poluição visual. Evite materiais sintéticos e qualquer acessório que mais pareça uma fantasia.
Tente não improvisar. Se você não tem uma bengala ornamentada apropriada, não pegue a bengala ortopédica do seu avô "pra quebrar um galho". Se você não tem uma cartola de verdade, não compre uma em loja de fantasias. Não se inspire em bandas de J-rock e Visual Kei.
Pesquise referencias históricas, filmes de época e ilustrações antigas para melhor se inspirar. Aqui vão algumas dicas básicas sobre as peças de um outfit:

Camisas:
Devem ter um corte ajustado, ou seja, próximo ao seu corpo. Podem ser de modelo tradicional ou ter babados. As mangas devem ser preferencialmente longas, mas não é obrigatório. Evite recortes muito "agressivos" como pontas nas barras e mangas.

Coletes:
Existe uma infinidade de modelos que podem ser usados. Pode ser usado aberto ou fechado, dependendo do outfit em si. Vem do seu bom senso saber como fica melhor. Normalmente é feito em uma cor contrastante à camisa.

Casacos:
Sempre bem acinturados, podem ser em tecidos trabalhados por serem normalmente a peça principal de um outfit. Para Dandy use sempre casacos longos (do quadril para baixo), para Ouji podem ser mais curtos (na altura de jaquetas). Lembre-se que o tecido deve ser bem estruturado.

Bermudas (para Ouji):
Pode ser um pouco abaixo ou pouco acima dos joelhos (mas nunca muito curtas). Corte preferencialmente reto/ajustado ou de modelo propositalmente bufante. Cintura media ou alta, nunca baixa. Cuidado com exageros como excessos de bolsos.

Calças (para Dandy):
Em alfaiataria, corte reto ou ajustado. Nunca larga demais. Cintura media ou alta, nunca baixa. Tome cuidado com a altura do gancho, ele não deve ficar muito baixo.

Meias (para Ouji):
Até os joelhos (3/4) ou acima. Dificilmente meias mais baixas que isso ficaram boas. Evite meias listradas ou quadriculadas, são esteticamente "pesadas" demais e é dificil coordenar para que fiquem boas num oufit. Transparências também devem ser evitadas.

Sapatos:
Existem diversas opções de calçados para um outfit boystyle. O mais comum é usar Creepers, Rocking Horse Shoes (masculino) e diversos modelos de coturnos de cano baixo. Também podem ser usados sapatos clássicos como o Oxford, preferencialmente com cadarço. Evite plataformas muito altas e sapatos muito "pequenos".

Acessórios:
Para complementar o outfit você pode usar chapéus, boinas, cartolas, gravatas, laços, relógios de bolso, bengalas ornamentais, broches, camafeus, suspensórios, luvas...

Não use correntes penduradas nas suas roupas nem laços em fita de cetim. Creio não ser necessário lembrar que cartolas de papelão estão fora de cogitação.