Como montar seu Outfit II - Cores e Tecidos

Algo de extrema importância na hora de fazer um outfit Boystyle é saber como usar as cores. Tanto para Oujis mas principalmente Dandies o objetivo é o mesmo: elegância. E para ser elegante é fundamental saber até onde você pode ou não ser discreto. E lembre-se que não adianta nada ter idéias geniais para Outfits e executa-las em tecidos inadequados. A boa qualidade não vem apenas da habilidade de quem costura, mas também do material usado.

Cores:
Preto e branco são básicos, mas não significa que você precisa se limitar a eles.
Use tons "clássicos". Pense nas cores que eram usadas antigamente e que você vê em filmes de época. Evite tonalidades muito saturadas, cores muito berrantes. Algumas boas opções são: cinza, creme, café-com-leite, salmão, azul marinho, marrom, bordô, verde musgo...
Tente inovar! Ao invés de preto e branco você pode usar azul marinho e creme, por exemplo.
Trabalhe com no máximo 3 cores diferentes inicialmente. Você quer se vestir como um garoto (ou homem) elegante, não com o mostruário da Suvinil.

Estampas e padronagens:
Mais uma vez a palavra chave é "clássico". Use risca de giz, um xadrez delicado, argyle, arabescos, brocado e jacquard. Evite listrados muito largos ou quadriculados. Eles dificilmente ficam bem se você não souber coordenar. Também evite mais de uma padronagem no mesmo outfit para não ficar sobrecarregado.

Tecidos:
Evite ao máximo os sintéticos e com aparência de "fantasia". Cetim muito dificilmente pode cair bem em um outfit. O veludo normalmente fica melhor nos coletes e casacas Dandy, mas é preciso saber o tipo certo para não estragar seu outfit. A maioria dos veludos baratos tem stretch e um brilho extravagante ("veludo molhado"). Nem pense em usar! Veludo apenas se for estruturado e sem brilho. Para camisas uma boa dica é tricoline 100% algodão ou misto com poliéster. Para bermudas, calças e coletes existe uma infinidade de tecidos de alfaiataria como a lã. Caso esteja fora do orçamento, uma opção barata e funcional é brim/sarja, também em algodão (ou misto). Sempre evite 100% poliéster. É desconfortável, quente, pinica e normalmente tem um caimento ruim.