Como montar seu Outfit IX - O que NÃO fazer em Boystyle

"Ita" é um termo usado para quem erra feio ao tentar usar Lolita. Os erros mais comuns entre as Itas são normalmente cometidos por iniciantes, mas é claro que se pode continuar a ser uma Ita por anos. Boystyle e Lolita são estilos muito próximos  por isso, se você não tomar cuidado com certas "regrinhas" você está sujeito a se tornar um...hã..."ito"...ou algo assim.
Antes de começar com essa lista de "sim" e "não", eu gostaria de dizer que você pode vestir o que quiser. Se você gosta de coisas que normalmente são consideradas Ita, use-as! Apenas não chame-as de Boystyle e estará tudo ok. Mas se o mundo das Itas não te interessa, e você quer distância dele para não ser zoado pelos mais experientes, aqui estão algumas pequenas "regras" para manter você fora do "grupo de risco".

Não use roupas feitas inteiramente de oxford, cetim ou veludo:

Eles dão uma aparência "barata" para a roupa. Cetim se tornou um dos tecidos mais temidos pelas lolitas, por causa dos vestidos baratos das Itas, ou pior, por lembrarem fantasias de sex-shop e de carnaval. O mesmo vale para boystyle.

Mantenha distância de outros combos de cores "góticos":

Eu estou falando principalmente de preto/vermelho e preto/roxo. Enquanto algumas pessoas misturam um ou outro desses pares de cores com perfeição, muitos iniciantes misturam essas cores, ou até outras, em roupas que ficariam ótimas completamente pretos. Enquanto uma camisa preta com uma gravata roxa pode ficar bom em um outfit gótico, ele normalmente não ficaria bom em um outfit Boystyle.

Evite Outfits com muitas rendas:
Rendas feitas de material de qualidade duvidosa é uma das maiores falhas entre as Itas e os "Itos". Simplesmente porque um Outfit é barato ou feito de tecido de má qualidade, enchê-lo de rendas não o tornará melhor. Então tente evitar Outfits com esse tipo de exagero.

Tente evitar acessórios considerados Ita:
Existem alguns tipos de acessórios que são comumente associados com Itas, e um dos mais famosos é a mini-cartola. Não por ser "not boystyle", mas sim por muitas vezes serem mal feitas, e nem sequer se parecerem com cartolas reais, normalmente possuindo um formato que lembra "rolo de papel higiênico com um CD na base forrados com um pano preto". Alguns outros acessórios que podem facilmente serem associados com Itas são: meias listradas, meias com rendas excessivas, meias transparentes, asas de anjo, polainas, correntes excessivas entre outros.

Não exagere na maquiagem:
Caso opte por usar maquiagem, certifique-se de parecer o mais natural possível  O segredo de uma boa maquiagem é não parecer que você está usando.

Não pegue as roupas do seu pai:

Não pegue emprestadas as roupas sociais do seu pai. Elas dificilmente servirão em você. Você não quer parecer um espantalho enfiado em roupas largas, né?

Separe seu amor por animê de suas roupas Boystyle:
Como já foi dito diversas vezes, Boystyle não é cosplay. Isso significa que, pelo menos boa parte do que você comprar em um evento de animê, não será bem aproveitado em Boystyle. Também significa que as infames orelhinhas de gato, coelho ou qualquer outro animal "kawaii" também devem ficar bem, bem, bem longe. E sem esquecer dos outros acessórios super "kawaii desu" do seu personagem favorito, como perucas multicoloridas e de material barato, bandanas com placa de metal entre outros. Deixe-os longe, bem longe.

Separe seu amor por Jrock de suas roupas Boystyle:
Assim como Lolita, nem Ouji nem Dandy tem nada haver com Jrock. Esqueça as camisas pontudas e rasgadas, os casacos cheios de tachas, as correntes penduradas nas calças, as maquiagens de olho de panda e as lentes brancas de zumbi.

Separe seu amor pelo Japão de ruas roupas:
Não é porque Boystyle nasceu no Japão que você deve usar o máximo possível de elementos japoneses em seus outfits. Sem sombrinhas de papel, sem maquiagens de gueixa, sem leques tradicionais, sem espadas.

Não tente imediatamente ser "único":
Você definitivamente não vai conseguir misturar o estilo com coisas variadas, e de forma correta, a menos que saiba muito bem o que está fazendo, e que não se esqueça das "regras" básicas. Mantenha as coisas simples no início. É apenas senso comum, você não pode correr sem antes engatinhar, e você não pode coordenar um outfit interessante e bonito antes que você saiba usar um colete e evitar as temidas orelhas de bichinhos.

Não é difícil de se evitar ser um "Ito" (ou uma Ita), o grande motivo pelo qual a maioria acaba caindo sob essa marca é porque, ou não pesquisam corretamente, ou sequer se dão ao trabalho de fazê-lo. Muita gente acha que qualquer roupa social pode se enquadrar no estilo, enquanto outros acham que o termo também serve para roupas semelhantes as bandas de Jrock. Independente do erro, todos estão ligados a má informação. Portanto, pesquisem. Ler nunca matou ninguém, e com certeza vai te ajudar muito mais do que você pensa.

Créditos:
Post original:
F*** Yeah Lolita
Tradução para as comunidades Moda Lolita e Lolita Tutoriais: Mixy e Ichigo, respectivamente.
Adaptação para Boystyle: Archie