Dandy, de verdade.

O street style surgido na famosa Harajuku nos anos 90 carrega o mesmo nome e referências de um estilo que revolucionou a moda masculina dois séculos atrás. Os Dandies eram homens excêntricos, vaidosos e obcecados com a classe que viveram entre o fim do século XVIII e metade do século XIX. Não pertenciam a nobreza, mas se dedicavam a "imitar" tal imagem. Suas roupas eram impecáveis, assim como seus modos. Em meio a jabots, casacos longos, cartolas e charmosas bengalas, alguns dedicavam-se as artes, literatura e determinadas filosofias.

Alguns associavam o Dandismo a uma espécie de manifestação política pelo fato de mostrarem que não era necessário carregar um sobrenome da nobreza para ser um "aristocrata". É como se dissessem "hey, olha pra mim, não sou da nobreza mas sou tão foda refinado quanto você". Um tapa na cara da sociedade da época! Mas nem só de intelectualismo vivia a aristocracia e os Dandies sabiam muito bem disso. Sem perder a pose mergulhavam na vida boêmia e nos jogos. Como não eram ricos como fingiam pareciam ser, muitos até morriam endividados.

A influência dos Dandies para a alfaiataria foi notável, pois sua chatice seu perfeccionismo foi a alavanca para muitos artesãos e alfaiates se aperfeiçoarem nos cortes e detalhes das roupas. É como sempre digo: "a eterna insatisfação é a chave para o sucesso".

O primeiro Dandy foi muito provavelmente (se não com certeza) o inglês Beau Brummell, que com sua aparência impecável conseguiu se inserir na alta sociedade sendo amigo do rei George IV, na época ainda príncipe. Sua polida excentricidade conquistou diversos admiradores, o que fez que seu estilo único se espalhasse consideravelmente rápido. Outros grandes nomes da época são Lord Byron, Charles Baudelaire, Oscar Wilde e Berry Wall.

Algo curioso sobre os Dandies é que eles nunca deixaram de existir. Desde que surgiram vem se adaptando século após século, década após década. Durante todos esses anos podemos ver que a excentricidade de grandes nomes da literatura, artes, cinema e musica possui um vínculo direto com o passado. E dentre outros muitos legados, está um dos street styles abordado nesse blog.