O que é?

O que é Boystyle?
É um termo genérico que engloba os estilos Ouji e Dandy da moda urbana japonesa. São ambos releituras contemporâneas das roupas usadas por garotos e homens dos períodos rococó, vitoriano e início do século XX. Não são reproduções fidedignas de roupas de época, são roupas fortemente inspiradas misturando elementos mais atuais e que seguem uma anatomia pré estabelecida. Por ter as mesmas referências históricas é considerado a versão masculina do estilo Lolita.

O que é Ouji?
Se baseia nas roupas usadas por meninos durante o século XIX e início do século XX. Gravatas borboleta, laços, suspensórios, coletes, calças curtas, meias altas e boinas são alguns itens bastante populares neste estilo. Embora se trate de um estilo "independente", é considerado a versão masculina de Lolita por beber das mesmas referências. No ocidente é muitas vezes chamado erroneamente de "Kodona".

O que é Dandy?
Sua referência é o dandismo surgido na Europa durante o século XIX, pode ser encarado como a versão adulta de Ouji. Casacos longos, botas, jabots e cartolas se misturam com elegância criando uma aparência mais austera do que o estilo Ouji.

O que é Kodona?
Um nome errado para Ouji.

O que é Lolita?
Lolita é um estilo surgido nas ruas do Japão em meados dos anos 80 que busca suas principais referências nos períodos rococó e vitoriano. O estilo preza pela delicadeza, inocência e elegância. Apesar do nome, não possui nenhuma relação com Lolita de Nabokov.

Uma menina pode usar Boystyle?
Sim.

É  Cosplay?
Definitivamente não. Boystyle e Lolita são estilos. Embora conceituais e de difícil viabilidade de uso no dia a dia, são roupas e não fantasias. Cosplay é uma fantasia, e não moda.
Falar de lolita como se fosse cosplay é uma maneira fácil e rápida de irritar boa parte de quem curte Boystyle e Lolita, especialmente quem leva a moda a sério.

Vocês gostam de animes e J-rock?
Não, nem todos. Os gostos de quem curte Boystyle e Lolita são muito distintos. Não é porque os estilos surgiram no Japão que os adeptos vão necessariamente gostar de tudo que é de lá.

Então do que Lolitas, Dandies e Oujis gostam?
Do que eles quiserem gostar. Boystyle e Lolita são estilos. Moda. Roupa. Ponto.
Não se trata de uma subcultura, não existe um padrão de comportamento ou gostos a serem seguidos. Enquanto alguns gostam de chá e musica clássica outros preferem cerveja e rock.


Quando estou vestido de Dandy preciso me comportar como um gentleman?
Não. Se você age assim normalmente, ok. Se você estiver fazendo por causa da roupa, você esta sendo ridículo. Você esta vestindo uma roupa e não uma nova personalidade.

O que é Lifestyle?
Dentro dos estilos abordados neste site, Lifestyle refere-se a fazer coisas "condizentes" às roupas. Tomar chá, ouvir musica clássica, comer cupcakes, agir polidamente...
Este é um ponto que gera muita discussão, pois algumas pessoas defendem que você precisa seguir o Lifestyle, quando na verdade você só faz isso se quiser.

Onde posso encontrar essas roupas?
Existem lojas especializadas, grifes que criam peças de desejo e geram as tendências da moda Lolita. Tais marcas são conhecidas como Brands. Contudo, não existem Brands especializadas em Boystyle. Estes devem "se virar" com muita criatividade garimpando entre diversas lojas e brechós à procura de peças que se  adequem ao estilo. Uma pena.
Ou não.

Qual a melhor dica para aprender sobre Boystyle?
Aprender sobre Lolita e usar como inspiração referências históricas.